Uma maldição chamada Spoiler

1 de outubro de 2012 0 Por Endrigo Annyston

Quem gosta de novela pré-supõe-se gosta de surpresa, mas nem sempre é assim já que muitos gostam de saber com antecedência o que irá acontecer. Sempre houve resumo de novelas. Antes do advento da internet eles figuravam nos jornais e nas revistas. Quem queria saber o que iria acontecer era só ir na página em que se encontravam e saciar sua curiosidade quanto ao que estaria por vir . Aos que não queriam saber bastava pular a página.

Os resumos continuam lá e agora também na internet e ganharam até um coleguinha de nome chique: spoiler que vem a ser no seu termo original, aquele que estraga, degreda ou depreda algo, num sentido mais amplo da palavra,  no nosso caso aqui estraga a surpresa de algum mistério envolvendo não só novelas, mas também filmes, seriados e etc. Ou seja, o spoiler é mais que um simples resumo, pois pode adiantar partes inteiras de uma novela e até seu fim, por exemplo.

Porque chamá-lo de maldição? Porque dificilmente se foge dele. Quem gosta de ler sobre tv, de saber sobre os bastidores, de ler as colunas dos jornalistas da área recorre geralmente aos blogs e sites especializados e é aí que mora o perigo, a maldição, porque algumas vezes o spoiler vem em manchetes gigantes e essa já revela boa parte do conteúdo que será adiantado e mesmo que você não queira ler a matéria parte da surpresa já foi estragada. Um exemplo claro disso e marcante foi a morte da personagem da Glória Pires, a Norma, em Insensato Coração. Nem se imaginava que a personagem iria morrer quando no dia do acontecimento no blog de uma conceituada jornalista ligada à emissora estava em uma manchete com letras garrafais a antecipação da morte da personagem. Acabou a surpresa, só restou o consolo de não saber como iria acontecer, pois que iria acontecer a manchete já informava.

Um outro problema do senhor spoiler é antecipar cenas de capítulos longínquos o que na maioria das vezes causa uma ansiedade desnecessária em quem está assistindo à determina novela e espera por aquele acontecimento e costuma-se até achar que a trama não está andando por isso. Alguns sites já estão avisando quando eles aparecem e quem não gosta de lê-los, me incluo nessa lista, tem a opção de não lê-lo. Há casos também em que a manchete não é muito reveladora e desta forma pode-se parar a leitura antes. E assim vamos caminhando, quem gosta acha um máximo e a quem não gosta cabe encontrar meios de fugir da maldição chamada spoiler. Fico por aqui, um abraço e até a próxima.

* Gilmar JM