Vc no Cena: Desenho velho é que tem história boa!

11 de agosto de 2010 0 Por Endrigo Annyston

A constatação fica escancarada de tempos em tempos nas principais emissoras do país, principalmente, no SBT. O canal de Silvio Santos dificilmente estréia novos desenhos animados e, raramente, aposenta algum dos mais antigos.

Já a Rede Globo anuncia uma ou outra novidade para a TV Globinho, contudo, quando a concorrência começa a se aproximar volta à velha estratégia. Retornam para a grade de programação o precursor dos animes, Caverna do Dragão, o empolgante Dragon Ball Z, Mickey e Donald e até mesmo Duck Tales, Os Caçadores de Aventuras. Recentemente, “Os Simpsons” regressou ao seu consagrado horário nas manhãs globais: 11h30min.

Mesmo a Record não descarta a exibição exaustiva de Pica-pau, o seu clássico tapa-buraco ao lado do seriado “Todo Mundo Odeia o Chris”, porque sabe que esse tipo de atração segura a audiência.

Dificilmente, as novas apostam despontam ou conseguem tantos adeptos como “Bakugan”, “Naruto”, “Ben10” ou a febre “Pokemon”. A maioria das atuais tramas animadas são repletas de violência, enredos repetitivos e pouco atraentes. Por isso, que sempre haverá lugar para “Bob Esponja” ou o simpático “Doug”.

Não há mais programas direcionados para o público infanto-juvenil, pelo menos, não nos canais mais vistos. Talvez, esteja na hora de retirar do baú formulas consagradas como da saudosa “TV Colosso” e da extinta “TV CRUJ”.

*Cristina Possamai, estudante de Jornalismo e estágiaria do @PortalSatc.