Você sabia que no início o SBT investiu bastante em jornalismo?
8 de maio de 2017Mais um trecho do livro com a biografia de Silvio Santos. Tem dados muito curiosos.
Especialmente para quem, como eu, sempre leu que o SBT não investia em jornalismo, que as produções no segmento eram nulas. Mas isso após o fim do Aqui Agora e TJ Brasil.
O SBT já entrou no ar em 1981 fazendo jornalismo, era a transmissão do nascimento da emissora, quando Silvio Santos ganhou quatro canais para transmitir sua emissora. A vitória, seu desabafo, as primeiras impressões, tudo registrado, ao vivo.
Pouco depois estrearam o primeiro jornal matutino, o Telecentro. Conseguia resultados melhores que os da concorrência, quatro ou cinco pontos. Não a toa o SBT Manhã as vezes bica a liderança, não?
O bom resultado fez com que o telejornal fosse exibido às 19h.
Também ia muito bem, por isso apostaram em um outro informativo, o 24 Horas, fechando a noite. Logo o nome mudou para Jornal do SBT, no ar até hoje.
É tudo tão curioso que, em uma de suas declarações, Silvio Santos disse que jornalismo era de extrema importância e para “obrigar” os telespectadores a assistirem, todas as redes deveriam exibir telejornais no mesmo horário.
Ideia interessante, né? Mas quase certeza que, hoje em dia, muitos assistiram DVD ou iriam pra internet…
A emissora, ainda com a ideia de dar um upgrade, quase fechou com o Boni, que teria 10% do SBT.
Só não aconteceu porque ele ainda tinha contrato com a Globo e afirmaram não ter interesse em liberá-lo para trabalhar numa concorrente.
Ele tinha prometido que o SBT renderia 15 pontos. Debochado, Silvio Santos disse que economizou trazendo o Ratinho, que lhe deu esses pontos…
* Informações do livro A Fantástica História de Silvio Santos