Disney consegue aval do Cade para comprar a FOX no Brasil

Nova plataforma da Disney, a Disney+ chega em breve nos Estados Unidos (Reprodução)
Nova plataforma da Disney, a Disney+ chega em breve nos Estados Unidos (Reprodução)

Disney teve o aval do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para adquirir a 21st Century Fox no Brasil. O órgão, por sua vez, impôs uma condição para aprovar a aquisição.

Para a Disney adquirir as operações brasileiras no Brasil, o canal Fox Sports terá de ser vendido separadamente. A ideia é fazer com que a dona do Mickey não domine o mercado de TV paga de esportes.

“Em caso de fracasso de venda do ativo, há possibilidade do Cade reexaminar o ato de concentração”, disse um dos conselheiros do órgão antitruste.

A NeoTV acredita que a venda da Fox Sports para a Disney poderia ser um passo para enfrentar a Globo. No entanto, o Cade rejeitou a tese e decidiu pela venda do ativo para outra empresa.

“As partes [Fox e Disney] argumentaram que era importante a fusão para ser mais fortes e competirem com a Globo. E isso não é bem assim. Elas já poderiam estar fazendo, de modo forte, mas não estavam. Em primeiro lugar, elas estavam competindo mais entre si do que com a Globo. E, em segundo lugar, nessa estrutura de mercado, em que se fala em oligopólio, você tem mais incentivos a não ter concorrência do que a ter concorrência”, complementou.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*