As Aventuras de Poliana 

Saiba quem são os personagens de As Aventuras de Poliana 

Renovar a esperança com pensamento positivo e boas notícias para ver o lado bom da vida é a aposta do SBT em sua nova novela, “As Aventuras de Poliana”, originalmente adaptada para a teledramaturgia pela autora Iris Abravanel, baseado em “Pollyanna”, obra literária de Eleanor H. Porter. A trama também marca os 10 anos da carreira como autora de telenovelas de Iris Abravanel, mesmo período da reativação do núcleo de teledramaturgia do canal, além da volta do trabalho da dupla de sucesso que a autora formou desde “Carrossel” (2012) com o diretor-geral Reynaldo Boury. “As Aventuras de Poliana”, que segue o pilar do SBT de unir a família brasileira, estreia na noite de quarta-feira, dia 16 de maio. Durante os primeiros capítulos, como já é tradição na emissora, o folhetim será exibido às 21h, em forma de dobradinha com as emoções finais de “Carinha de Anjo”, que vai ao ar às 20h30. Confira abaixo os perfis de todos os personagens da nova trama:

Núcleo Família Poliana

Poliana D’ávila Andrade (Sophia Valverde)
11 anos
Uma menina cheia de vida e com um coração do tamanho do mundo. Deixa um rastro de alegria por onde passa e está sempre disposta a ajudar os outros. Seu diferencial é conseguir ver o lado bom de tudo como seus pais a ensinaram. Seu sonho é se tornar uma artista completa assim como seus pais foram para poder levar boas mensagens através da arte e continuar o legado da trupe Vagalume. Ao perder os pais, passa a morar com sua tia distante, Luísa, uma mulher fechada e muito difícil de lidar. Poliana assume o importante desafio de ajudar a acertar os problemas da família D’Ávila e de se adaptar à nova realidade, completamente diferente do que viveu até então.

Alice D’ávila (Kiara Sasso)
35 anos
Mãe de Poliana e filha do meio da família D’Ávila. Espírito livre e coração de artista. No passado, afastou-se da abastada família para viver uma grande aventura ao lado de seu amor, Lorenzo. Junto com ele, montou a trupe Vagalume e fez apresentações musicais por todo o país. O fruto dessa união é Poliana, seu maior tesouro. Mãe zelosa, passa todos seus valores e ensinamentos à filha, dentre eles, o jogo do contente. Falece muito jovem devido à saúde debilitada, deixando o marido e a filha e levando alguns segredos consigo.

Lorenzo Andrade (Lázaro Menezes)
40 anos
Pai de Poliana, marido de Alice e diretor de teatro. Homem cheio de energia e artista multitalentoso. Monta a trupe Vagalume e forma família com sua parceira de vida, Alice, com quem compartilha a missão de levar arte e esperança às pessoas menos favorecidas em cidades mais carentes. Viaja pelo país inteiro com a família e cria Poliana nesse ambiente artístico e caloroso, sempre ajudando a filha a ver o lado bom da vida em meio às dificuldades financeiras. Falece alguns anos após a morte da esposa, deixando a menina órfã.

Luísa D’ávila (Milena Toscano)
35 anos
Irmã mais nova de Alice e tia de Poliana. Apesar de jovem, aparenta mais madura pelo jeito que se porta e se veste. Esconde toda sua beleza atrás de muita formalidade. Introvertida, amargurada e séria. Apesar de brigada com o irmão mais velho, cuida dos bens e investimentos da família D’Ávila e passa o dia inteiro trabalhando para esquecer os problemas. Faz tudo por obrigação e não por prazer. No passado, perdeu um grande amor e sofreu muito com a partida de Alice e a morte dos pais. Hoje, tem que lidar com todas as lembranças e ressentimentos da irmã vindo à tona junto com Poliana, que passa a morar com ela.

Antônio Novaes (Jitman Vibranovski)
65 anos
Jardineiro da mansão de Luísa. Trabalha para os D’Ávila há muitos anos e conhece toda a história da família. Sua colega de serviço, Nanci, vive no seu pé para que lhe conte tudo, mas Antônio é um homem muito discreto, sábio e respeitoso, além de ter muita consideração e gratidão por tudo que os pais de Luísa já fizeram por ele. Cuida das flores com dedicação e dá bons conselhos a todos da casa, usando o jardim como uma analogia à vida. Sempre está disposto a ajudar e acaba se metendo nas enrascadas de Poliana e Nanci. Viúvo, sente-se um pouco solitário e tem apenas uma filha que há muito tempo não vê, o que o deixa um pouco magoado.

Durval D’ávila (Marat Descartes)
42 anos
Irmão de Luísa, tio de Poliana e pai de Raquel e Lorena. Divorciado da esposa, vive com as duas filhas na casa em cima de seu comércio, a padaria Ora Pães Pães. Carrega um sotaque português por ser o único dos irmãos a ter nascido e morado em Portugal. É um homem teimoso, tradicional e de grande coração. Tenta ser um bom pai, mas tem bastante dificuldade de lidar com duas meninas sozinho, ainda mais com a mais velha na adolescência. É brigado com sua irmã Luísa, mas é rodeado de amigos, como Afonso, o dono da casa de carnes. Apesar de negar, espera encontrar alguém para passar o resto da vida junto e para lhe ajudar com as filhas.

Raquel D’ávila (Isabella Moreira)
15 anos
Filha de Durval e irmã mais velha de Lorena, não sabe que tem uma prima. É introvertida, intensa e sensível, valoriza muito as suas poucas amizades, como sua melhor amiga, Mirela. Tem um lado artístico apurado e se expressa através de seus desenhos. É muito tímida quando o precisa se expor. Alega que seu pai não a entende, por isso sente bastante a falta da mãe para conversar sobre seus conflitos e acaba se vendo na obrigação de cuidar da irmã. É bonita e chama atenção, o que causa inveja em Mirela. Apaixona-se por Guilherme à primeira vista, mas fica em conflito ao saber que sua melhor amiga também gosta do mesmo menino.

Lorena D’ávila (Pietra Quintela)
7 anos
Filha de Durval e irmã mais nova de Raquel, é bastante ciumenta e apegada aos dois. Menina avançada para sua idade, é apaixonada por animais e pela natureza. Tem personalidade forte e fala o que pensa. É amiga de Mário e não gosta de ser deixada de lado, quando ele monta um clube só para meninos com seus novos vizinhos. Ela faz de tudo para provar que pode ser uma membra do clube e se impor como menina. Participa das investigações do vizinho da mansão 242 e tem constantes brigas com o gêmeo Gael. Conhece Poliana e se dá bem com ela logo de cara, sem saber que é sua prima.

Fernanda Rios (Cris Carniato)
40 anos
Mãe de Raquel e Lorena e ex-mulher de Durval. Atualmente mora na Europa e dá pouca atenção para as filhas, que estão no Brasil. Está sempre com pressa e fala raramente com elas por chamadas de vídeo. Tem personalidade difícil e é viciada no trabalho, motivos pelos quais Durval quis se separar dela e ficar com a guarda das filhas.

Núcleo Família João

João Barros (Igor Jansen)
11 anos
Nascido no sertão cearense, vira por acaso o melhor amigo de Poliana. Apesar do jeito descontraído e valente, é um menino sofrido, criado por um pai autoritário e uma mãe submissa. Não se conforma em ter que parar de ir à escola para trabalhar e ajudar o pai na roça. É muito esperto, aprende rápido e tem talento nato para música, mas para desenvolver esse dom e alcançar seus sonhos, não vê outro jeito senão fugir de seu pai e tentar recomeçar num lugar novo. É na cidade grande que vai encontrar a oportunidade de ter uma vida melhor e também a dificuldade de se virar e sobreviver sozinho.

Tião Barros (Helder Sossa)
35 anos
Pai de João e marido de Josefa. Mora na pobreza do sertão cearense. Homem bruto e sofrido da roça, acha que a vida é só trabalho. Acredita que ir à escola é perda de tempo e dá a mesma educação que recebeu ao filho. Não tem paciência para corpo mole e nem reconhece o talento para música e a vontade de estudar do menino. Quando contrariado, reage de forma violenta e opressiva.

Josefa Barros (Luciana Vidal)
35 anos
Mãe de João e esposa de Tião. Protege o filho das broncas do marido e tenta sempre conciliar os dois. Apesar de ter pouco estudo, sabe do potencial do menino e se sente culpada por ele não receber boa educação e oportunidade melhor na vida. Como não tem coragem de abandonar sua casa e seu marido, ajuda João a escapar do pai e viver sua vida.

Núcleo Família Marcelo

Marcelo Pessoa (Murilo Cezar)
35 anos
Filho de Glória Pessoa e namorado de Débora. Fotógrafo profissional de natureza, vive viajando e fazendo registros pelo mundo afora. Neste ano, resolve se estabelecer e arranja um emprego fixo na cidade como professor de Audiovisual na escola Ruth Goulart, afeiçoando-se rapidamente à nova profissão. Gosta muito de crianças e sonha em ter filhos, o que gera muitos conflitos com sua namorada, que não tem o mesmo anseio. É querido por todos, principalmente pelo seu sobrinho, Guilherme, e com exceção de seu irmão, Roger, com quem nunca se entendeu.

Débora Pavão (Lisandra Cortez)
35 anos
Namorada de Marcelo e professora temida de dança na Escola Ruth Goulart. Rígida e perfeccionista, exige muito de seus alunos e não hesita em beneficiar mais uns do que outros, como sua “sobrinha” Filipa. Não gosta muito de crianças, está na profissão por ser uma bailarina frustrada. É contra a entrada de Poliana na escola e vira um empecilho na vida da menina, ainda mais quando descobre que ela é sobrinha de Luísa, sua antiga amiga. Vive na cola de Ruth, a dona e diretora da escola, para estar sempre a par de tudo e exercer alguma influência sobre ela. Apesar de ser explosiva, sabe ser falsa e dissimulada quando precisa. Está num relacionamento estável com Marcelo, mas tem constantes conflitos com ele, por serem muito diferentes.

Glória Pessoa (Clarisse Abujamra)
70 anos
Mãe de Marcelo e Roger, dona de uma das galerias de arte mais famosas da cidade e presidente do Comitê do Laço Azul, que organiza os eventos e ações beneficentes da Escola Ruth Goulart. Mulher forte, independente e influente na sociedade, matriarca da família Pessoa. Viúva, é muito apegada aos filhos e completamente contra o relacionamento de ambos por não gostar das suas respectivas noras. Vive tentando conciliar os dois filhos para que se deem bem algum dia.

Roger Pessoa (Otávio Martins)
40 anos
Filho mais velho de Glória e irmão de Marcelo. É casado com Verônica, com quem tem dois filhos, Filipa, sua caçula preferida, e Guilherme. Assim como não se dá bem com Marcelo, tem constantes brigas com seu filho mais velho. Acha o menino rebelde, mas nunca parou para conversar direito com ele ou com ninguém. É prepotente, arrogante e egoísta, mas sabe bajular quem lhe convém. Trabalha como diretor financeiro da empresa O11O, onde não tem escrúpulos para abusar de sua autoridade e se acha superior por ser o único a ter contato direto com o dono da empresa, o misterioso Otto Monteiro.

Verônica Pessoa (Mylla Christie)
39 anos
Esposa de Roger e mãe de Filipa e Guilherme. Mulher dependente financeira e emocionalmente do marido. Gasta o tempo com compras e o dinheiro com plásticas. Seu sonho é entrar para o Comitê do Laço Azul para fazer parte do grupo das socialites mais poderosas, mas é sempre barrada por não conseguir ser aceita pela presidente e sogra, Glória. Mãe avoada, dá mais atenção para sua terceira “filhinha”, Vida, sua cadela, com quem anda para cima e para baixo.

Guilherme Pessoa (Lawrran Couto)
16 anos
Filho de Roger e Verônica. Jovem de personalidade forte, não se dá bem com a família em geral, mas principalmente com o pai, que tenta sempre repreendê-lo e não compreendê-lo. É mais apegado à avó e ao tio Marcelo, para quem pede conselhos e se desabafa. Aventureiro e esportista, locomove-se apenas de bike. Acaba de chegar da Nova Zelândia após um intercâmbio e entra para a Escola Ruth Goulart contra sua vontade. Seus melhores amigos são Jeferson e Vinícius, com quem toca e canta em um grupo de samba. Por vergonha, esconde de todos que é rico. Conhece Raquel nos seus primeiros dias de volta à cidade e logo se interessa por ela.

Filipa Pessoa (Bela Fernandes)
11 anos
Filha queridinha de Roger e Verônica e rival de Poliana. Menina difícil e mimada. Tem o lado prepotente do pai e o superficial da mãe. É a aluna estrela da Escola Ruth Goulart por cantar, dançar e atuar muito bem. Vive recebendo destaque de sua professora e tia, Débora. Por ser uma das mais populares da escola, todos querem andar com ela, mas sua melhor amiga é Yasmin, em quem manda e desmanda o tempo todo. Vive nas redes sociais e se acha superior aos outros por ter milhares de seguidores. Sente-se ameaçada quando Poliana entra na escola, pois acha que ela pode roubar seu brilho, e começa a armar todas para cima da menina junto com Éric e Hugo, os valentões da sua turma.

Núcleo Família Branca:

Branca Delfino (Lílian Blanc)
70 anos
Avó de Nanci e Mirela e vizinha de Marcelo. Senhora idosa, acomodada e preguiçosa, sempre usa a idade e a debilidade física como desculpas para pedir favores aos outros, mas poucos sabem que ela está muito bem de saúde. Dramática, sabe fazer cena para que as netas sintam pena dela e cedam às suas vontades. Gosta de reclamar de absolutamente tudo e de dar pitaco na vida dos outros, principalmente de suas netas. Sente falta do tempo em que foi muito rica e importante e amarga até hoje conflitos mal resolvidos do passado.

Nanci Delfino (Rafaela Ferreira)
25 anos
Neta de Dona Branca, esconde da avó que trabalha como faxineira e cozinheira na casa de Luísa, pois veio do interior para fazer faculdade na cidade grande, mas largou no meio. Ansiosa e divertida, adora preparar doces e fazer fofoca com Antônio, o jardineiro, a quem chama carinhosamente de Tonho. Sempre reclama da patroa, mas tem certo medo e respeito por ela. É contratada para ficar tempo integral e cuidar da recém chegada Poliana. Apega-se rapidamente à criança e acaba entrando nas suas aventuras e virando sua cúmplice. Fora do trabalho, está de caso com Waldisney e vive cobrando um relacionamento sério dele.

Mirela Delfino (Larissa Manoela)
15 anos
Neta de Branca e prima de Nanci. Jovem imatura, impulsiva e enérgica. Vinda do interior para estudar na Escola Ruth Goulart, tem um relacionamento difícil com a avó por ter que fazer todas as vontades dela em troca da moradia. Sua melhor amiga é Raquel, com quem divide todos seus segredos e disputa secretamente o amor de Guilherme. Tem talento para música e sonha em ser popular na escola e famosa na vida algum dia, assim como o youtuber Luca, de quem é fã. Afobada e um pouco sem noção, faz o que for preciso para conseguir chamar a atenção de todos, até mesmo passar por cima dos outros. Sofre com as humilhações de Brenda, a garota problema da sua turma.

Núcleo Família Claudia

Claudia Ferreira (Letícia Cannavale)
36 anos
Mãe de Yasmin e dos gêmeos, Gael e Benício. Recentemente divorciada, deixa sua vida de luxo para voltar a morar na casa deixada pela mãe. Reaproxima-se de Joana, sua atual vizinha e amiga de infância. Desorganizada e atrapalhada, encontra muita dificuldade para lidar com uma família inteira sozinha e sem empregados e o ex-marido para lhe ajudarem. Não sabe lidar direito com a filha mais velha, que não aceita bem a separação dos pais e a mudança de vida. Sofre para arranjar emprego depois de ficar tanto tempo fora do mercado de trabalho. Com a ajuda de Joana, consegue emprego como secretária de Roger na O11O.

Yasmin Ferreira (Bia Lanutti)
11 anos
Filha de Claudia e melhor amiga de Filipa. Não se dá bem com a mãe, não suporta os irmãos mais novos e sente muita falta do pai. Acostumada com a boa vida de quando os pais eram casados, não consegue se adaptar à nova realidade mais humilde e acompanhar os padrões de sua melhor amiga. Além de fazer tudo que Filipa manda, ela passa a mentir e fingir que ainda vive bem para não perder a amizade. Influenciável e sem opinião própria, acompanha a pequena vilã em todas as maldades, mas no fundo não se sente bem. É no teatro que ela extravasa suas emoções e acaba encontrando um ponto em comum com Luigi, o nerd cineasta.

Gabriel Ferreira – Gael (Vinicius Siqueira)
7 anos
Filho de Claudia e irmão gêmeo de Benício é conhecido como Gael. Sente falta do pai, mas não sofre tanto com a separação dos pais, como Yasmin. É um menino agitado, bagunceiro e explosivo. Gosta de esportes, principalmente futebol. É corintiano roxo. Anda de bicicleta e leva seu irmão no carrinho acoplado ao lado. É um dos idealizadores do Clube dos machos masculinos, Magabe. Não gosta de meninas e acha que elas são chatas e só atrapalham, assim como sua irmã, com quem adora aprontar. Por isso não aceita Lorena no grupo e tem constantes brigas com ela.

Benício Ferreira (Kauan Siqueira)
7 anos
Filho de Claudia e o oposto do irmão, Gael. Menino calmo, estudioso e medroso. Apesar de ser o gêmeo mais velho, aparenta mais novo e franzino. Gosta de observar as estrelas e ler sobre astronomia e vida extraterrestre, apesar de ser quem normalmente traz os amigos de volta para terra quando planejam se arriscar demais. Já mais aberto à conversa, ele se dá bem com Lorena e não tem nada contra ela entrar no clube Magabe, o que cria controvérsias com o irmão.

Núcleo Família Gleyce

Gleyce Soares (Maria Gal)
35 anos
Mãe de Jeferson e Kessya, esposa de Ciro, moradora da comunidade Jardim Bem-te-vi. Mulher forte e trabalhadora, segura as pontas da casa e da família praticamente sozinha. Já está cansada do jeitinho malandro de seu marido sempre fugir das responsabilidades. Mãe leoa, faz de tudo pelos filhos e tenta dar a melhor educação para os dois. Trabalha na parte de limpeza da Escola Ruth Goulart, onde lida diariamente com o choque de realidade e incentiva os estudos de Kessya. Na comunidade, tem que lidar com Arlete, sua vizinha de porta e maior rival desde quando eram jovens. As duas são como cão e gato, sempre se atacam na frente de suas casas.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *