30/07 – Isabel Cristina insiste e consegue convencê-lo a procurar o pai. Alfredo chega em casa e se surpreende ao ver Alberto e Isabel. Alberto deixa claro que só está lá por insistência da namorada e comunica que não será mais seu médico particular. Alberto trata o pai com desprezo e o acusa pelo abandono. Alfredo não se defende, assume todos os seus erros e diz ao filho que ele tem todo o direito de odiá-lo. Alberto pergunta quem é a sua mãe, mas Alfredo diz que não pode dizer. Ao saber que Ricardo tentou matar seu pai, Dorinha decide acabar definitivamente com seu casamento. Dom Rafael consegue pronunciar algumas palavras e chama pela filha, Maria Helena. Alfredo conta ao filho que sua mãe não sabe que ele é seu filho e diz que está disposto a corrigir os erros do passado, casando-se com a sua mãe e reconhecendo-o com filho. Apesar de todo ressentimento, Alberto chama Alfredo de pai e os dois se abraçam emocionados. Dom Rafael diz a Maria Helena que sabe quem é seu filho. A emoção toma conta de pai e filha e Maria Helena perde os sentidos. Dom Rafael pede a Conceição que denuncie Ricardo à polícia. Ricardo ouve a conversa da sogra ao telefone pedindo ao comandante que prenda seu genro. Imediatamente, ele rouba roupas, joias, documentos e dinheiro e depois vai embora. Maria Helena volta a si e, diante da filha e da esposa, Dom Rafael conta ao Dr. Alberto que ele é seu avô.
31/07 – A emoção toma conta de todos com a revelação de Dom Rafael. Dom Rafael admite a culpa pela separação de mãe e filho e pede perdão ao neto. Ricardo, depois de roubar joias e dinheiro da família Juncal, tenta se esconder na casa da tia. Jorge Luiz lhe oferece a passagem de volta ao Brasil, mas ele quer sua parte na herança da condessa. Toda a polícia de Havana está na captura de Ricardo de Monteverde. Jorge Luiz entrega a Ricardo uma passagem com nome falso para que ele possa fugir do país. Alberto e Maria Helena conversam longamente. Maria Helena pede ao filho que a chame de mãe e se emociona quando ele atende seu pedido. Osvaldo volta para casa feliz e conta a Rosário que arranjou emprego nas docas. Maria Helena diz que precisa conversar com Dolores e pede ao filho que a leve até sua casa. Dolores, de joelhos, pede perdão a Maria Helena e explica porque levou o menino. Alberto fica perplexo quando Dolores conta que Dom Rafael mandou matar a criança.
01/08 – Dolores conta para Maria Helena como tudo aconteceu. Maria Helena se emociona, mas, mesmo assim, culpa Dolores por tantos anos de sofrimento, pois nunca foi capaz de lhe dar nenhuma notícia sobre seu filho. Dolores se defende dizendo que estava presa a um juramento. Dolores pede perdão a Maria Helena. Ricardo pega a arma que pertenceu a Frederico e diz à tia que só vai embarcar depois de matar o Dr. Alberto. Maria Helena perdoa Dolores e as duas se abraçam emocionadas. A Madre Superiora comunica à irmã Helena que ela terá que deixar o hábito e voltar para a vida civil.
02/08 – Ricardo invade a casa do Dr. Alberto e ameaça matá-lo, mas Osvaldo chega a tempo de impedir. Ao tentar desarmá-lo, a arma dispara e Ricardo é atingido mortalmente. Osvaldo descobre que ele e Alberto são irmãos. Isabel Cristina, desesperada, pergunta ao Alberto porque seu pai morreu em sua casa. Ele conta como tudo aconteceu e Isabel fica arrasada. Dom Rafael pede para ver Dolores. Maria Helena deixa o convento e volta para a casa dos pais.